Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 11 de dezembro de 2018

Funcionais

Sem medo do óleo de cozinha

30 ABR 2011Por Terra07h:00

Que a gordura em excesso faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que está dando o que falar por aí é o fato de existirem óleos capazes de ajudar a perder peso. Sim, você entendeu certo. Está comprovado: a descoberta é que alguns componentes encontrados em óleos vegetais possuem propriedades benéficas para a nossa saúde e podem ajudar na guerra contra a balança.

Além de ajudarem na prevenção de doenças, um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, afirmou que esses óleos chamados de funcionais, tem efeito anti-inflamatório. O que dá a eles essa propriedade é a presença de ômega 3, 6 e 9, um tipo de gordura conhecida como ácido graxo. Como o nosso corpo não produz esse tipo de substância, é importante que ela seja incluída em nossa alimentação.

O estudo também beneficia as mulheres ao apontar que os óleos funcionais ajudam a regular os hormônios, principalmente no período menstrual, e aliviam a sensação de inchaço, Além disso, por conterem vitamina E, um importante antioxidante, ainda ajudam a combater os radicais livres.

De acordo com a revista Trends in Food Science and Tecnology, os óleos funcionais podem ainda conter outros ingredientes benéficos. Estes podem ser extraídos a partir do processo de refinação, tais como beta-caroteno, vitamina k, fosfatidilcolina, utilizada no tratamento de doenças hepáticas, e a fosfatidilserina, utilizada na prevenção do envelhecimento cerebral.

Você encontra diversos tipos de óleos funcionais nos supermercados. Entre eles estão os de algodão, de amendoim, canola, girassol, milho, uva, palma, gergelim, oliva e cártamo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também