Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

vaga preferencial

Sem avisar, empresa altera vagas de estacionamento para idosos

11 DEZ 2010Por anahi zurutuza03h:40

Sem comunicar a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a FlexPark, empresa que administra o estacionamento público de Campo Grande, mudou de local as vagas destinadas a idosos, no Centro da Capital. O Correio do Estado denunciou ontem o "desaparecimento" de pelo menos seis espaços reservados para pessoas com mais de 60 anos. A Agetran negou ter retirado as vagas, mas garantiu que iria averiguar a situação. Segundo o diretor-presidente da agência, Rudel Trindade Junior, descobriu-se que a empresa responsável pela cobrança do parquímetro havia, há duas semanas, feito a transferência dos estacionamentos sem autorização.

A pintura que indicava a reserva do estacionamento foi sobreposta por tinta de cor preta e as placas de sinalização retiradas do local original. Segundo Trindade, duas vagas reservadas para idosos que ficavam na Rua 14 de Julho, próximo a Barão do Rio Branco, foram realocadas na Rua Barão, quase esquina com a 14 de Julho.

O proprietário de banca de revista situada no cruzamento entre as vias, Rubens Figueiredo, confirma o ocorrido. "Tem uns 15 dias. Vieram uns homens aí e colocaram a placa". O comerciante destaca que clientes idosos acostumados a estacionar na 14 de Julho ficaram confusos com a mudança. "Eles não pintaram o chão (com a palavra ‘Idoso’, como faz a Agetran), então o pessoal não sabe se a vaga de idoso é a da frente ou a de trás da placa".

Também outras duas vagas que ficavam na 14 de Julho próximo a Rua Dom Aquino foram transferidas irregularmente para a Dom Aquino, nas proximidades da 14 Julho. Comerciantes do local confirmaram a movimentação e denunciaram uma terceira alteração, das vagas da Dom Aquino quase esquina com a Avenida Calógeras. Estas foram realocadas na Calógeras, entre a Dom Aquino e a Barão do Rio Branco.

 Providências
Segundo o diretor da Agetran, a FlexPark não tem autonomia para decidir sobre a disposição das vagas de estacionamento para idosos e deficientes da Capital. "Eles foram notificados formalmente e hoje (ontem) à noite as vagas originais serão repintadas, vão voltar para onde eram", garantiu.

Trindade revelou, ainda, que a FlexPark alegou que havia feito as alterações a pedido da população. "Eles me entregaram uma lista contendo uma série de outros locais que gostariam de fazer mudanças. Vamos mandar um técnico avaliar a possibilidade e se formos atender ao pedido da empresa, a população será avisada com antecedência".

A empresa confirmou que a mudança foi feita a pedido de usuários e que a intenção foi melhorar a disposição das vagas.

 Legislação
Desde janeiro deste ano, está em vigor a Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que destina 5% das vagas em estacionamentos regulamentados para o uso exclusivo de pessoas com mais de 60 anos e 2% delas para pessoas com deficiência. Porém, a reserva das vagas só vale para aqueles motoristas que têm a credencial emitida pela Agetran.

Idosos e portadores de alguma deficiência física podem requerer a credencial na sede da Agetran, que fica na Avenida Gury Marques, 2395, Bairro Universitário.

Leia Também