quinta, 19 de julho de 2018

METAS

Seja qual for o objetivo para 2011 é hora de se planejar!

2 NOV 2010Por Infomoney07h:40

Alguns podem pensar que ainda é cedo, mas a verdade é que já está na hora de planejar a carreira para 2011. Afinal, faltam dois meses para o final deste ano. E você já parou para pensar nisso? Se a resposta for negativa, saiba que não é o único, já que o hábito de traçar metas para a vida profissional não está enraizado na população brasileira.

“O ideal é que nosso primeiro planejamento de carreira fosse feito antes de entrar na faculdade. Assim, teríamos a oportunidade de trilhar uma carreira mais tranquila e com melhores resultados. Mas mesmo hoje pouco fazem isso”, disse a psicóloga e diretora do Centro de Treinamento Gyraser, Regina Silva.

Consequências ruins
E quais as consequências disso? Descontentamento ou desmotivação, já que não se qualifica o que se atinge e, com isso, forma-se um grupo de pessoas sem rumo e buscando uma segunda carreira, que também tem grandes chances de não trazer contentamento assim como a primeira.

“Quando você planeja, você tem como redirecionar, repensar ou criar um novo objetivo. Quando isso não ocorre, o sentimento de insatisfação é grande. Lógico que a falta de planejamento também afeta a parte financeira e faz com que a prioridade sobre cursos, contatos, idiomas, experiências ou formações não seja avaliada adequadamente”, ressaltou Regina.

Da teoria à prática
Mas, afinal, como fazer esse planejamento que dizem ser tão importante? Em primeiro lugar, reserve um dia para planejar suas metas para os próximos anos, fazendo um plano de curto, médio e longo prazo. Nesta etapa, é recomendado sonhar.

Depois disso, trace objetivos de curto prazo, aqueles relacionados ao ano de 2011, elaborando o passo a passo para cada um deles. “Faça isso uma vez por ano. Mensalmente, avalie suas metas anuais e verifique se o passo a passo mensal vem sendo cumprido e, se não, o motivo e o que você precisa reavaliar ou rever para alcançar os objetivos”, indicou a psicóloga. Se tiver dificuldades, busque alguém especializado para ajudar.

E em 2011?
Confira, abaixo, as dicas da psicóloga para quem quer mudar de rumo, manter-se no emprego ou montar um negócio no próximo ano:

Mudar de rumo: para se buscar uma segunda carreira, é preciso avaliar o que aconteceu na primeira, quais foram os pontos fortes e fracos e o que motivou ou desmotivou. “Enfim, o que realmente não satisfez, para assim o profissional buscar uma nova carreira e potencializar as habilidades. Agora, se o profissional não tem isso claro, há uma grande possibilidade da segunda carreira já vir sem sucesso”.
Manter-se no emprego: sempre há espaços para promoções e mudanças de área nas companhias. Para isso, o profissional deve se planejar, mostrar interesse – ou em uma promoção ou em mudança de setor – e também apontar os benefícios da mudança. “Acredito que haja não somente espaço, mas também grandes possibilidades para 2011”.
Abrir um negócio: neste caso, não planejar é o primeiro risco. Então, monte um plano de negócios, defina cada passo e confie na sua capacidade de implantar. Busque alguém que possa ser um coach. “Sabemos que normalmente quem busca um coach tem em média 40% mais chance de ter mais sucesso”.
 

Leia Também