segunda, 16 de julho de 2018

PRODUZIR MAIS

Segredo é ter muitas vacas em parição

8 NOV 2010Por DA REDAÇÃO09h:23

Um bom número de vacas em reprodução é a chave para uma boa quantidade na produção de leite. Isto porque a vaca tem o seu pico produtivo no período inicial da lactação, o que significa que quanto mais vezes a vaca parir maior será a quantidade de litros de leite produzidos por ela. Para chegar a um equilíbrio satisfatório dentro do rebanho, o ideal é que os produtores tenham 55% de vacas prenhas dentro o total de animais. As informações constam do site www.portaldiadecampo.com.br em reportagem de Juliana Royo.

Mais parições, mais leite

Conforme salienta o médico veterinário Hélio Vaz Rezende, gerente do departamento técnico de leite da ABS Pecplan, um bom número de vacas em reprodução é a chave para uma produção significativamente maior de leite. Isto porque a vaca tem o seu pico produtivo no período inicial da lactação, o que significa que quanto mais vezes a vaca parir maior será a quantidade de litros de leite produzidos por ela. Para chegar a um equilíbrio satisfatório dentro do rebanho, o ideal é que os produtores tenham 55% de vacas prenhas dentre o total de animais.

"O impacto da reprodução é direto porque vaca precisa reproduzir para depois começar a produzir, então se não houver a prenhez a produção de leite fica inexistente. A eficiência reprodutiva está ligada diretamente à quantidade de leite produzido. A prenhez afeta a produtividade de leite porque a vaca tem o seu pico de produção no período inicial da lactação, então quanto mais vezes essa vaca parir na sua vida mais tempo ela vai passar no seu pico de produção. O ideal é ter entre 50% e 55% da população de vacas adultas prenhas", ensina o médico veterinário.

Segundo ele, geralmente uma vaca tem de 4 a 5 parições durante a sua vida, mas esse número pode variar de acordo com a raça e saúde do animal. "A cada 21 dias uma vaca que não está prenha oferece uma oportunidade da gente produzir uma prenhez nela. A cada 21 dias temos que saber o quanto estamos aproveitando dessas oportunidades que as vacas estão nos oferecendo. Emprenhar uma vaca é simples, são dois aspectos básicos. O primeiro é inseminar essa vaca e o segundo é essa vaca conceber. Com algumas técnicas hormonais e medicamentosas a gente consegue alterar esse ciclo de 21 dias pra conseguir fazer essa vaca retornar mais rapidamente ao cio, de forma que possamos inseminar esse animal que não está prenhe e atingir uma maior produção de leite", explica

Leia Também