Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Secretaria desenvolve ações de combate ao fumo

Secretaria desenvolve ações de combate ao fumo
29/08/2012 00:00 - CG NOTÍCIAS


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante. Isto equivale a 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina. Para alertar a população sobre os riscos, hoje (29), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. As ações, em Campo Grande, estarão concentradas na Unidade Básica de Saúde da Família Parque do Sol, das 8h às 11h.

Durante toda a manhã várias atividades serão realizadas para tentar conscientizar a população sobre o vício do cigarro. A abertura será às 8h com o aferimento da pressão arterial, orientação nutricional e de atividades físicas. Haverá também apresentação musical e sorteios de brindes.

De acordo com o Vigitel 2010 ( Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico), no conjunto da população adulta maior de 18 anos de Campo Grande, a frequência de fumantes foi maior no sexo masculino (22,2%) do que no sexo feminino (10,1%) e a frequência de adultos que declararam haver fumado no passado variou entre 26,2% homens e 20,3% mulheres.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.