Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde do Pará confirma suspeita de sarampo em Belém

9 AGO 2010Por 01h:30
     A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará confirmou diagnóstico preliminar de sarampo em um jovem de 19 anos, no bairro do Guamá, em Belém. Mas, para ter uma prova definitiva, recolheu novas amostras de sangue, urina e secreção do nariz para caracterização viral. O resultado deve ficar pronto na semana que vem.

                        De acordo com nota técnica publicada pela secretaria, a Coordenação de Vigilância em Saúde foi notificada da ocorrência de suspeita de sarampo no último dia 28, embora os primeiros sintomas da doença tenham aparecido 22 dias antes. Além disso, dois irmãos do rapaz, ambos de 26 anos, estão desenvolvendo quadro clínico compatível com a doença. Nenhum dos três era vacinado.

                        Se confirmados, serão os primeiros casos de sarampo no país, depois de dez anos em que se tinha a doença como erradicada. O último registro foi de novembro de 2000, em Mato Grosso do Sul. Outros nove casos foram tratados no Brasil, entre 2001 e 2005, mas todos relacionados a viajantes que adquiriram a infecção em outros países.

                        
                        

Leia Também