Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ESTIAGEM

Seca prolongada eleva número de incêndios registrados na área urbana de Campo Grande

11 AGO 12 - 19h:00ANAHI ZURUTUZA

Com o início da estiagem, no mês passado, além das queimadas em áreas rurais, também aumenta a incidência dos incêndios em terrenos baldios, situados no perímetro urbano.
Embora, neste ano, o Corpo de bombeiros tenha atendido, em Campo Grande, menos ocorrências do que em 2011, os chamados dobraram no mês de julho em relação ao mês anterior, o que anuncia a chegada da “temporada de queimadas” também na área urbana.

Em julho, ocorreram 116 incêndios, média de 3 por dia, enquanto em junho foram 42, média 1 por dia. Nos dois primeiros dias deste mês, os bombeiros foram acionados para controlar chamas em dez locais.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, as principais causas destes incêndios são, principalmente, o uso do fogo para a limpeza de terrenos ou para “dar fim” a entulho e lixo.

A estiagem prolongada, a baixa umidade relativa do ar e os ventos mais fortes dos meses de julho, agosto e setembro, facilitam a propagação das chamas, podendo o fogo atingir residências ou danificar a fiação elétrica. “Fora que a umidade já está baixa e as pessoas ainda ficam respirando fumaça, isso agrava a questão dos problemas respiratórios”, comenta.

Redução
No total, de 1º de janeiro a 2 de agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros recebeu 356 chamados de incêndios em terrenos baldios, redução de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 450 ocorrências atendidas. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

PRESIDENTE DA CCJ

Proposta sobre pacto federativo começará no Senado, diz Simone

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas
DOURADOS

Em início de noite violenta, duas pessoas são assassinadas

ECONOMIA

Em menos de 5 anos, País terá de voltar a discutir capitalização, diz secretário

Incêndio em terreno baldio localizado na área central assusta moradores
BATAYPORÃ

Incêndio em terreno baldio assusta moradores

Mais Lidas