Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

PROBLEMA

Seca nos EUA impacta produção brasileira

15 AGO 2012Por agência brasil11h:49

A seca nos Estados Unidos, que levou à quebra da safra norte-americana, trouxe nessa terça-feira (14) à capital federal representantes do setor de frangos, suínos e óleos. Eles pediram ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, ajuda para enfrentar os problemas do setor no Brasil. Entre as reivindicações do setor, estão a liberação de créditos do PIS/Cofins devidos pelo governo às empresas.

Segundo os produtores, o dinheiro ajudaria a reduzir os custos de produção, que aumentaram “absurdamente” após a elevação do preço da soja no mercado internacional. “Ajudaria a comprar farelo mais barato", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto. Ele explicou que o setor de carnes está extremamente pressionado com o aumento do custo de produção e, por isso, veio pedir o ressarcimento de créditos do PIS/Cofins, "que existem e são devidos, mas costuma demorar muito”.

Camargo Neto não soube informar o valor exato dos créditos devidos ao setor, mas ressaltou que os recursos ajudariam a reduzir os custos na aquisição do farelo de soja, insumo usado para melhorar a produção no setor. Ele destacou que, com o agravamento da situação agrícola dos Estados Unidos, o preço da soja disparou no mercado internacional, pressionou inclusive a cotação no Brasil, já que a commodity é negociada na Bolsa de Chicago, a maior do gênero no mundo.  

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também