domingo, 22 de julho de 2018

Seca não vai prejudicar abastecimento de energia da Região Sul

10 MAI 2009Por 20h:00
     

        Da redação

        O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, garantiu que a Região Sul, que passa por uma das piores secas de sua história, com os reservatórios de água das hidrelétricas comprometidos, não vai sofrer os problemas da falta de energia.
        Segundo o presidente da EPE, a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN) permite que a Região Sudeste destine Região Sul até 70% da energia necessária para suprir a redução de produção das hidrelétricas.
        Além disto nós temos as térmicas que podem e estão sendo acionadas para poder trazer segurança ao sistema. A população da Região Sul pode ficar bastante tranqüila porque não há qualquer risco de qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica e a situação está sobre controle, disse.
        Tolmasquim também informou que para poupar os reservatórios, algumas usinas térmicas movidas a carvão ou a gás natural já entraram em operação para maior segurança do sistema de transmissão.
        Este é exatamente o papel das térmicas: elas existem exatamente para que, em momentos de pior situação hidrológica, você possa aciona-las para dar segurança ao sistema. Então, elas ficam paradas em situação hidrológica favorável e nos momentos contrários elas são acionadas para dar maior segurança ao mercado quando chove menos, afirmou. (informações da Agência Estado)

Leia Também