segunda, 16 de julho de 2018

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Sebrae realiza mutirão em cinco cidades

16 NOV 2010Por Da Redação12h:33

Para elevar o número de formalizações nas cidades do interior dos estados o Sebrae realiza a partir de hoje, a 2ª Semana do Empreendedor Individual com atendimentos, registros e capacitações gratuitas. Em Grosso do Sul, a ação acontece em Dourados, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A primeira edição do evento aconteceu nas capitais em todo o País. Em Campo Grande, somente durante os 10 dias de atividades na Praça Ary Coelho, no mês de outubro, foram 3.365 atendimentos e 1.221 formalizações. Segundo o analista de políticas públicas do Sebrae, Jorge Tadeu Veneza, a formalização é o principal objetivo da Semana, mas cada cidade terá uma programação específica.

Em Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã os atendimentos serão realizados em tendas montadas nas praças. Nestes locais, além do Sebrae, participam os órgãos que envolvem a abertura de uma empresa, como prefeituras, Agenfa, INSS, Sescon e instituições de crédito, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Banco da Gente.

A comunidade que for nesta semana até a Praça Antonio João, em Dourados, poderá participar de oficinas nas áreas de customização de camisetas, decoração de mesas para Natal, produção de enfeites natalinos, porta guardanapo, controles básicos para Empreendedor Individual e de palestras com os temas: Vantagens da Formalização e Linhas de Crédito para EI.

De acordo com a gerente do Sebrae Regional Sul, Neire Colman, a expectativa é que mais de duas mil pessoas sejam atendidas. “Recebemos demanda das empresas e da comunidade para saber que tipo de informação levar para termos resultados efetivos”, explica. “No setor da confecção, por exemplo, a costureira pode se formalizar e participar de oficina técnica para agregar valor à sua produção e ter uma renda melhor. Isso move a economia do município”, avalia.

Em Três Lagoas, onde a ação acontece na unidade regional do Sebrae, serão oferecidas duas palestras. No dia 16, para trabalhadores da construção civil, como mestres de obras, eletricistas e encanadores e, no dia 17, para cabeleireiros. E quem se formalizar terá direito a agendar uma consultoria específica no seu setor de atuação. “A ideia é oferecer a este empreendedor, que antes atuava na informalidade, orientações para que possa se estruturar melhor na sua atividade, com dicas de gestão ou na área de tecnologia”, expõe Márcia Rocha, gerente do Sebrae Regional Bolsão.

Em Coxim, mais pontos de registros no Portal do Emprendedor foram disponibilizados no Sebrae para atender a comunidade interessada. “Faremos o atendimento até sábado, quando esperamos um número maior de pessoas que sentem dificuldade de se deslocar durante a semana”, afirma a gerente Flávia Rosa.

Já na cidade de Ponta Porã a aposta está em sair do escritório e levar o atendimento para a Praça Lício Borralho, por onde circulam diariamente centenas de pessoas. “Queremos levar o conhecimento à população que não costuma ir até o Sebrae”, expõe Alex Fábio, responsável pelo Posto Avançado da instituição na cidade.

Serviço

Para se registrar como empreendedor individual é preciso levar o CPF, e não há custo. É gratuita a participação em qualquer atividade da 2ª Semana Nacional do Empreendedor Individual, que acontece de 16 a 20 de novembro.

Em Dourados a ação será na Praça Antonio João; em Três Lagoas e na cidade de Coxim acontece no Sebrae. Nestas cidades o atendimento vai de terça à sexta-feira, das 8h30 às 18h e no sábado das 8h30 às 14h, sendo que somente as palestras em Três Lagoas serão das 19h às 20h. Em Ponta Porã, o evento é realizado nos dias 16 e 17, das 8h30 às 18h, na Praça Lício Borralho e em Nova Andradina nos dias 19 e 20, das 14h às 20h, na Praça Brasil.

A programação completa está disponível no Portal do Sebrae-MS na internet pelo endereço www.ms.sebrae.com.br Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800-570-0800.

Leia Também