sábado, 21 de julho de 2018

Sebrae lança cartilha para dekassegui que pretende abrir empresa no Brasil

15 AGO 2010Por 04h:00
     

Para ajudar os brasileiros que trabalharam no Japão e que voltam ao Brasil pensando em abrir o seu próprio negócio, o Sebrae lançou uma cartilha, denominada de Guia do Dekassegui Volume 3 ? Retornando ao Brasil.

Segundo a Agência Sebrae, a publicação será distribuída em versão impressa no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Também estará à disposição gratuitamente para download no seguinte endereço www.dekassegui.com.br.

"A proposta da cartilha é trazer foco para esses dekasseguis. Eles ficam fora cinco anos, em média, e, quando retornam, estão sem conhecimento do Brasil. A proposta é dar um passo a passo da nossa realidade a eles", afirma o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto.

Brasileiros no Japão

De acordo com a entidade, a estimativa é que atualmente existam 250 mil brasileiros morando no Japão. Devido à crise econômica, cerca de 50 mil voltaram ao Brasil. Em média, cada um deles desembarca com US$ 70 mil.

"O projeto trabalhou em três momentos. Primeiro, com a ida dos brasileiros para o Japão. A segunda cartilha deu dicas de como viver no Japão e agora ensinamos a eles a voltar a morar no Brasil. Vamos ajudá-los a se atualizarem sobre a nossa realidade e a investir", finaliza o coordenador Nacional do Programa Dekassegui Empreendedor, Silmar Rodrigues.

Leia Também