Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 23 de setembro de 2018

Tecnologia

'Se seu carro tem GPS, sabemos o que você faz', diz vice da Ford

11 JAN 2014Por Terra01h:00

Carros modernos produzem uma grande quantidade de informações a cada segundo e as grandes montadoras têm acesso a isso, de acordo com declarações do vice-presidente global da divisão de marketing e vendas da Ford, Jim Farley, durante palestra em uma feira de comércio na cidade americana de Las Vegas, nesta quarta.

"Nós sabemos todos que descumprem a lei, sabemos quando estão fazendo isso. Se há um GPS no seu carro, sabemos o que você faz", declarou o representante da montadora, que fez uma ressalva: "mas, que seja dito, não repassamos essas informações para qualquer um".

Segundo ele, esses dados poderiam ser utilizados no futuro para o benefício dos motoristas, permitindo que técnicos solucionassem problemas de trânsito, como evitar a formação de congestionamentos.

Pela análisa do jornalista Jim Edwards, da revista Business Insider, que estava presente na palestra, as revelações de Farley foram "preocupantes e óbvias". "Os carros com GPS permitem que a Ford saiba quando os motoristas estão correndo. Mas a questão é até que ponto os dados podem ser compartilhados. Agora que já sabemos de vigilância em nosso computadores, podemos vivenciar um ambiente semelhante nas estradas", escreveu, lembrando os recentes vazamentos divulgados por Edward Snowden, ex-funcionário Agência de Segurança Nacional americana (NSA).

Em entrevista ao The New York Times, Khaliah Barnes, do Centro de Privacidade das Informações Eletrônicas admitiu: "esses carros são equipados com computadores que captam todo tipo de informação. Sem proteções, isso pode ser usado de forma abusiva". 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também