Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

CAMPO GRANDE

Saúde inicia esta semana ações de combate à dengue

22 NOV 2010Por Da Redação12h:10

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com as prefeituras municipais do interior do Estado, inicia, esta semana, o reforço das ações no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypit. Entre as ações, previstas no plano lançado em outubro, estão campanhas de conscientização, com material informativo, blitz educativa, passeios ciclísticos, palestras nas escolas, caminhadas e mutirões em depósitos predominantes, onde tiverem os focos do mosquito. O plano também prevê um reforço nas visitas dos agentes de saúde às residências. Desde janeiro deste ano, já foram registrados cerca de 80 mil casos de dengue em Mato Grosso do Sul.

No período de chuva, entre os meses de novembro e março, a proliferação do mosquito aumenta por causa de água em locais onde não há constante limpeza, principalmente em terrenos baldios.

De acordo com o coordenador Estadual de Controle de Vetores, Aldecir Dutra, a partir desta semana as ações serão intensificadas. “O plano foi lançado em outubro, mas a partir desta semana começaremos a intensificar as ações. Em todo o Estado, os agentes de saúde vão realizar as visitas nas casas, principalmente nos meses de novembro e dezembro. A orientação é para que nenhuma casa deixe de ser visitada. A secretaria de Estado de Saúde já providenciou uniforme e material necessário para a atuação dos agentes. Faremos também campanhas de conscientização nas escolas e junto à população”, destacou Aldecir.

O alerta é para que a população faça também a sua parte, não deixando acumular água em recipientes e manter limpo o ambiente, principalmente o quintal da casa. É importante também que as pessoas recebem os agentes de saúde e acompanhem a vistoria na residência.

Leia Também