HANSENÍASE

Saúde fará campanha de orientação

Saúde fará campanha de orientação
24/01/2014 00:00 - DA REDAÇÃO


O último domingo do mês de janeiro (26) será o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) promoverá durante toda a semana, ações com o objetivo de divulgar a população os sinais e sintomas da doença. Haverá distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento.

O objetivo da estratégia é proporcionar o diagnóstico precoce e desta maneira diminuir as sequelas incapacitantes da doença.

A abertura da ‘Semana de Combate à Hanseníase’ será hoje (24), na UBSF Dr. Emílio Garbeloti - no Bairro Jardim Tarumã, às 8h.

Outras seis unidades de saúde também irão realizar palestras e orientações sobre a doença. São elas: UBS Cidade Morena, UBS Universitário, UBS Vila Carlota, UBSF Três Barras, UBSF José Abrão e UBSF Parque do Sol.

No ano de 2013 foram notificados 110 casos novos da doença, com índice de cura de 81%. Já no ano de 2012 foram notificados 125 casos novos, com índice de cura de 88,1%.

O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. Nos dois anos, o índice não foi alcançado, isso se dá ao fato de alguns portadores da doença abandonarem o tratamento devido a duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano, com dose diária.  

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".