Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

EMERGÊNCIA

Saúde encaminha kits de medicamentos

17 MAR 2011Por da redação13h:30

Sete municípios que tiveram a situação de emergência decretada estão recebendo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) kits de emergência para prevenir e atender possíveis doenças que podem ser detectadas após as cheias caudas pelas chuvas. Segundo a diretora Estadual de Vigilância e Saúde, Bernadete Lewandowski, a secretaria solicitou ao Ministério da Saúde o envio dos kits de medicamentos e insumos estratégicos que já estão na Capital e estão sendo encaminhados para as prefeituras.

“Conforme informações que nós recebemos da Defesa Civil, tivemos sete municípios que decretaram situação de emergência. Através destas informações nós enviamos para o Ministério da Saúde o nome destas cidades: Aquidauana, Anastácio, Miranda, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba”, aponta.

De acordo com a diretora Estadual de Vigilância e Saúde, neste momento em que o nível dos rios que invadiram as cidades está regredindo a maior preocupação é com a disseminação de doenças que podem ser propagadas devido às enchentes dos últimos dias. “A dengue e a leptospirose são algumas dessas doenças, por isso estamos encaminhando medicamentos aos municípios”, explica Bernadete.

“Então este material já está sendo disponibilizado, as prefeituras já estão retirando. Junto nós também estamos encaminhando o kit da dengue”, diz a diretora. O kit contra a dengue é composto por medicamentos como Paracetamol gotas e comprimidos, sais de re-hidratação, micro-hematócitos para exames de dengue, provas do laço e cartões de acompanhamento para pacientes com dengue. Segundo a diretora Bernadete Lwandowski, os kits de dengue estão disponíveis não apenas para as cidades que decretaram situação de emergência, mas para todos os municípios sul-mato-grossenses.

Ainda conforme Lewandowski, produtos que compõem o kit de dengue, como paracetamol, sais de re-hidratação, cadeira para re-hidratação de pacientes e exames foram adquiridos com recursos estaduais. Outra ação da Secretaria de Saúde são as campanhas de mídia para o combate à dengue em rádio e televisão.

Dengue

Prosseguindo as ações de combate à doença em todo o Estado, a secretaria adquiriu 78 computadores que serão encaminhados para todos os municípios para, segundo a diretora Bernadete, serem utilizados pelas vigilâncias sanitárias municipais.

Além de viabilizar os computadores a SES já capacitou gestores para utilizarem o sistema de atualização online de casos de dengue nos municípios. “Nós já implantamos em 20 cidades e até o final de julho estaremos implantando nos 78 municípios”, completou a diretora. Com as informações atualizadas a secretaria visa atender melhor as cidades do interior do Estado com uma ação mais rápida e efetiva de prevenção e combate à dengue.

Leia Também