Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

Idosos

Saúde da Família em Maceió detecta e trata casos de depressão em aposentados

7 JAN 2011Por Agência do Rádio23h:42

Equipes de Saúde da Família descobriram que a aposentadoria leva parte dos idosos a se deprimir. Numa comunidade de Maceió, os profissionais de saúde verificaram que 33% dos idosos apresentavam quadro de depressão. A proximidade com a população foi essencial para identificar o problema, descobrir sua raiz e elaborar iniciativas para combatê-lo. Além de detectar o problema, os profissionais passaram a atender e tratar esses casos antes que se tornem emergenciais.

Segundo Maria da Conceição Santana, da Secretaria de Saúde de Alagoas, a falta de ocupação é o principal motivo que leva esses idosos a se deprimirem."Homens que se aposentaram rápido e não tiveram uma preparação. Eles acabaram ficando em casa sem nenhuma ocupação e sem opções para lazer."

Maria da Conceição Santana explica que o trabalho também serviu de alerta para as famílias, já que muitas acreditavam que a apatia dos mais velhos era apenas característica natural da idade. "Tristeza persistente, ora ela está rindo, ora está chorando. O idoso não sente vontade de sair de casa, de participar. A gente está chamando a atenção para esses sintomas para a própria família detectar, especialmente em homens. O homem realmente não costuma procurar ajuda quando sente algo diferente."

Aos fazerem esse levantamento, as equipes de Saúde da Família de Maceió passaram a desenvolver atividades educativas de prevenção e de tratamento para os quadros leves de depressão. Com isso, os profissionais evitam o surgimento de casos graves da doença. Além disso, como muitos pacientes com depressão não tem a iniciativa de procurar ajuda, esse trabalho das equipes é uma forma de incentivar o tratamento.

Leia Também