sexta, 20 de julho de 2018

VENDA DE CAÇAS

Sarkozy diz a Lula que França tem expectativa

12 NOV 2010Por AGÊNCIA BRASIL09h:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da França, Nicolas Sarkozy, reuniram-se hoje (12) por cerca de meia hora, em Seul, na Coreia do Sul. Lula e Sarkozy conversaram sobre a compra de 36 caças durante um intervalo das reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias do mundo). Em entrevista coletiva, Sarkozy disse estar confiante de que a empresa francesa vencerá a disputa para a venda dos aviões.

“A expectativa é vencer [a disputa pela venda das aeronaves]. Mas a decisão está nas mãos das autoridades brasileiras. Estou confiante”, afirmou o presidente francês.

No último dia 3, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a fabricante francesa Dassault comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil. A ideia é comprar os 36 caças e há informações de que os franceses Rafalle devem ser os escolhidos.

O valor da compra das aeronaves é de cerca de US$ 4 bilhões. A concorrência para a venda dos caças envolve os Raffalle, da francesa Dassault, Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.

Independentemente da compra dos caças, os governos do Brasil e da França assinaram um acordo de defesa estratégica incluindo a compra de helicópteros e submarinos convencionais e de energia nuclear.

Leia Também