Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Sarkozy chega ao Brasil para assinar acordos bilionários

6 SET 2009Por 19h:55
     

        Da redação

        O governante francês, Nicolas Sarkozy, chegou neste domingo a Brasília, onde foi recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem assinará, amanhã, acordos na área de defesa em um valor de US$ 12 bilhões. Sarkozy chegou a Brasília acompanhado por uma delegação formada por oito ministros, entre eles o de Assuntos Exteriores, Bernard Kouchner.

        Lula, em um gesto pouco usual, esperou o presidente francês no aeroporto da capital, de onde ambos se dirigiram para o Palácio da Alvorada, onde foi organizado um jantar em sua homenagem. Amanhã, os dois líderes assistirão a um desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência e terão uma reunião de trabalho em seguida, na qual diferentes assuntos da agenda bilateral e internacional serão abordados.

        Depois, representantes dos dois governos assinarão uma série de acordos nas áreas de defesa, cooperação policial, imigração, transportes, agricultura, tecnologia, entre outras. O mais importante dos convênios diz respeito à construção conjunta de um submarino de propulsão nuclear e outros quatro convencionais do modelo francês Scorpène, assim como do estaleiro onde os navios serão fabricados e de uma base naval de apoio.

        Outro acordo na área de defesa determinará a construção de 50 helicópteros de transporte do modelo francês EC-725 para as Forças Armadas brasileiras, que serão fornecidos entre 2010 e 2016 por um consórcio formado pela brasileira Helibras e pela europeia Eurocopter, filial do grupo EADS.

        Os dois projetos resultarão em um desembolso total de US$ 12,317 bilhões até 2021. Depois da assinatura dos acordos, uma posterior entrevista coletiva e um almoço oferecido por Lula, a previsão é que Sarkozy retorne amanhã para Paris. (informações do Terra)

Leia Também