Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 14 de dezembro de 2018

CHUVA

São Gabriel decreta estado de emergência

9 MAR 2011Por DA ASSESSORIA11h:13

Por conta das chuvas que castigaram o município na última semana, o prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, deverá decretar estado de emergência, entre hoje (9) e amanhã (10). A medida se deve aos prejuízos nas lavouras de soja, estimados em pelo menos 30%, e nas estradas e pontes da área rural.

Sérgio Marcon aguarda apenas o laudo que está sendo elaborado pelo Sindicato Rural do município em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para definir as medidas tomadas pelo Município. No entanto, informações preliminares já apontam que pelo menos 36 mil hectares de soja do município estão totalmente prejudicados pela chuva, com grãos apodrecendo ou germinando nas vagens. Algumas propriedades podem ter perda de até 50% da produção.

Estradas e pontes também foram danificadas pelo grande volume de chuva, dificultando o escoamento da produção. No último domingo, o fazendeiro Geder Junior registrou a queda de uma ponte de madeira sobre o Rio Coxim. A água cobriu a ponte, que normalmente tem cerca de 10 metros de vão livre, e pouco depois a força da correnteza arrancou a estrutura da passagem.

Prejuízos

Somados, os prejuízos na área rural do município estão estimados em, no mínimo R$ 70 milhões. “Para São Gabriel, que é um município que depende em muito da agricultura, esses dados são bastante preocupantes”, aponta o prefeito. “Isso traz consequências como queda significativa na arrecadação do ICMS, comprometimento da safrinha por conta do atraso no plantio e ainda dívidas e a redução na movimentação econômica, o que atinge o comércio em grandes proporções”.

        

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também