Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COSTA RICA

'Santo Fujão' recebe homenagens

3 AGO 12 - 09h:10DA REDAÇÃO COM O CORREIO NEWS

Nesta sexta-feira (03) terá início a 75° Festa do Senhor Bom Jesus da Capela - o ''Santo Fujão'' - em Costa Rica (MS). A festa será até o próximo dia  05, na Comunidade . 

Conforme os organizadores da festa, o evento tem a intenção de resgatar a tradição religiosa na devoção ao santo.

A caminhada da fé, a romaria do “Santo Fujão” acontece na madrugada de domingo (05), de Costa Rica à Capela, com saida as 02h da praça central. Os fieis irão percorrer aproximadamente 30 quilômetros.

Lenda

A história do Santo Fujão começou com a colonização da região de Costa Rica em 1838 com a vinda do major Martim Gabriel de Melo Taques e sua esposa, que fugiram da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul. O casal chegou pelo rio Taquari ao Chapadão de Baús, tomou posse da terra e fundou a Fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

A tradição religiosa da família do major foi mantida pelos moradores da região, que resolveram construir uma nova igrejinha para os santos. A outra já estava caindo, de tão velha.

No dia seguinte à mudança, a surpresa: o Senhor Bom Jesus havia “voltado” para a antiga capelinha. Assombrados, os moradores levaram o Santo Fujão novamente para a igreja construída, mas o fato se repetiu por inúmeras vezes.

Até os dias de hoje os fiéis juram que o santo ''fugiu'' da capela algumas vezes. A lenda diz que todas as noites a imagem desaparecia do altar e reaparecia em uma fazenda, a 5 km do local.

Para resolver de vez a questão, evitando novas “escapulidas”, os devotos então, decidiram cortar pés da escultura do Senhor Bom Jesus.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ECONOMIA

Guedes quer ajustar relatório da reforma

AJUDA FINANCEIRA

Governador decide amanhã se vai aderir ao plano Mansueto

Reunião com equipe já está marcada
BRASIL

PF destrói 1,2 mil tonelada de maconha na fronteira com o Paraguai

BRASIL

Assassinato de ator e seus pais completa uma semana; filha presta homenagem

Mais Lidas