Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

Saúde

Santa Casa reage à crise, contrata 5 médicos e amplia número de leitos

2 JUN 2011Por Gabriel Maymone13h:15

Após um mês conturbado, a Santa Casa de Campo Grande reage à crise e contrata 5 médicos, 34 técnicos de enfermagem e 9 fisioterapeutas que estavam no cadastro de reserva para compor o quadro de funcionários.

Segundo a Santa Casa, 6 leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que estavam em reforma, já estão prontos para serem ativados. O hospital diz que assim que fechar a escala dos médicos de Junho, os leitos serão disponibilizados para receber os pacientes.

Os funcionários já foram chamados e, segundo a assessoria do hospital, eles começam a trabalhar o mais rápido possível. Eles irão atuar nas suas áreas específicas, e os médicos que já trabalham no hospital serão realocados para atuarem nos novos leitos que serão liberados na CTI.

O hospital conta hoje com 21 leitos na CTI, sendo que possui mais 6 leitos que estão emprestados à Unidade Coronariana (UCO) – destinada às cirurgias cardíacas. Com a liberação dos outros 6 leitos reformados a CTI da Santa Casa contará com 33 leitos.

Equipamentos

Após ser decretado oficialmente no Diário Oficial do município que a Secretária Municipal de Saúde irá adotar medidas em caráter emergencial para a aquisição de equipamentos para estruturação das UTIs, a assessoria da Santa Casa informou que os aparelhos já foram adquiridos e que estão passando por questões tributárias para serem instalados no hospital.

O Governo Estadual cedeu ao hospital dez respiradores mecânicos e cinco monitores para atender temporariamente os pacientes que buscam tratamento no maior hospital de Mato Grosso do Sul até os equipamentos serem instalados.

A estimativa é que em 45 dias todo o processo de ampliação de leitos, equipamentos e funcionários já esteja funcionando normalmente.

Segundo a Santa Casa, maio foi um mês atípico, e que, voltando a normalidade, sem grandes acidentes ou aumento expressivo na demanda de pacientes, o hospital deve conseguir suprir as necessidades da população, dando uma aliviada no sistema de saúde.

Leia Também