Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

SOLIDARIEDADE

Santa Casa comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

24 NOV 2010Por DA ASSESSORIA18h:22

Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A Santa Casa de Campo Grande, por meio de seu Banco de Sangue agradece e parabeniza os voluntários que procuram o serviço para realizar sua doação.

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa, da Santa Casa de Campo Grande realizará um dia especial de atendimento aos doadores que procurarem pelo serviço neste dia 25 de novembro. Haverá lanche especial e sorteio de brindes para os doadores mais antigos. O atendimento será das 7h às 11h e das 12h às 16h50.

Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa

O Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa, da Santa Casa de Campo Grande, iniciou suas atividades nas atuais instalações na Rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio, em novembro de 2002. A sua missão é garantir o fornecimento de hemocomponentes/hemoderivados com qualidade e segurança, visando contribuir com a Santa Casa na manutenção de uma assistência em saúde com excelência. O Banco de Sangue recebe, por mês, uma média de 900 doadores. O sangue coletado é processado e analisado, somente após serem feitos todos os exames necessários para garantir a qualidade do produto que ele é distribuído para todo o Hospital, conforme solicitação.
O Banco de Sangue da Santa Casa atende de segunda a sábado, nos seguintes horários:
- Segunda a sexta-feira: das 7h00 às 11h00 e das 12h00 às 17h00
- Sábados: das 8h00 às 11h00

Ambulatório de Transfusão

O Banco de Sangue Elisbério de Souza Barbosa além de suprir as necessidades do Hospital, realiza, há seis anos, atendimento ambulatorial aos pacientes portadores de doenças crônicas, doenças oncológicas, renais e outras patologias, que necessitem de transfusão sanguínea para seu tratamento e recuperação.


Para utilizar os serviços do Ambulatório de Transfusão do Banco de Sangue da Santa Casa é necessário os seguintes documentos: identidade (RG), prescrição médica contendo: o nome do paciente, tipo e quantidade de hemocomponente/hemoderivado, data da prescrição, nome e carimbo do médico solicitante.

No Ambulatório de Transfusão são realizadas transfusões agendadas. O paciente deve chegar no máximo até às 8h00 para receber transfusão no mesmo dia, caso contrário, o procedimento será agendado para o dia seguinte.

Pacientes que mantenham auto cuidado e/ou cuidados mínimos, que façam uso de oxigênio contínuo, que estiverem inconscientes, desorientados ou necessitem de cuidados de maior complexidade deverão ser encaminhados ao Pronto Socorro para receberem transfusão de sangue.
O horário de atendimento do Ambulatório de Transfusão da Santa Casa é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11h00.

Recomendações


Para doar é necessário:
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 60 anos
- Pesar no mínimo 50 quilos
- Não estar em jejum
- Portar um documento com foto
- Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias
- Homens podem doar sangue a cada 60 dias

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído pelo Decreto nº 53.988 de 30 de junho de 1964, pelo então Presidente da República General Castello Branco. Esse Decreto foi reforçado por outro, promulgado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em novembro de 2003, que instituiu a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, segundo o Decreto, deverá ser comemorada na última semana do mês de novembro com o desenvolvimento de ações como homenagens públicas ao doador voluntário de sangue, atividades informativas e educativas voltadas para profissionais da saúde, crianças e adolescentes, além de campanhas sobre a importância desse ato de amor à vida.

Leia Também