Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

dieese

Salário é vítima e não causa da inflação

11 MAI 2011Por INFOMONEY00h:02

Ao contrário do que dizem alguns formadores de opinião, “ao longo de sua existência, o salário mínimo foi vítima da inflação, não sua causa”, avalia o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos).

Para o Departamento, apesar de expressivo crescimento, o salário mínimo do país ainda é muito baixo, suficiente apenas para adquirir pouco mais que o valor de duas cestas básicas.

Além disso, a reação dos salários ao aquecimento da economia é fruto das forças que agem no mercado de trabalho, fenômeno amplamente estudado. Em outras palavras, diz a entidade, não é algo novo ou exclusivo da economia brasileira.

De onde vem a inflação?
Ainda conforme as explicações do Dieese, os aumentos dos salários são sancionados pelo mercado somente quando e se atenderem a condição de gerarem receita para a empresa contratante.

Dessa forma, o Departamento ressalta que os salários não são os vilões da inflação, que é pressionada por um conjunto de situações, como o preço dos alimentos, o aquecimento da demanda, as tarifas públicas, entre outros.
 

Leia Também