Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 13 de novembro de 2018

Saiba quanto de água beber antes de começar a treinar

25 JUL 2012Por terra12h:30

É comum ouvir de um corredor que ele bebe pouca água porque não sente sede. Mas esperar ela aparecer para se hidratar é um erro. A sede, na verdade, é um sinal de que o corpo já está desidratado, o que pode levar a uma queda de até 30% no rendimento físico. A falta de água no organismo diminui a força muscular, a velocidade, a resistência e até a concentração mental. E aumenta a temperatura corporal, o risco de lesões e a percepção de esforço.

"É importante beber água ao longo de todo o dia, não apenas antes ou durante o treino¿, alerta Érika Santinoni, nutricionista da Seleção Brasileira de Remo e da equipe Toscano, do Rio de Janeiro. A recomendação do Institute of Medicine, dos Estados Unidos, é que homens bebam em média 3,7 litros de líquidos por dia e as mulheres, 2,7 litros. ¿Pode ser água, sucos de frutas, água de coco ou repositores hidroeletrolíticos (Gatorade, Sport drink)", afirma.

Mesmo um corpo bem hidratado, no entanto, precisa de uma atenção especial antes do exercício. "Cerca de duas horas antes do treino, é recomendado de 250 a 500 ml de água (segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). É importante não se hidratar em cima da hora para dar tempo de esvaziar a bexiga e não sentir vontade de ir ao banheiro durante a prática ou competição. Um alerta: a hiperidratação, ou seja, beber água demais, não melhora o desempenho do atleta", diz a nutricionista.

Ao contrário, líquido em excesso pode diluir o sódio do sangue e aumentar o risco de hiponatremia (perda de sódio pelo suor), o que, em casos mais extremos, pode levar até à morte do atleta.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também