Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Saiba o que representam a vela e as flores no Dia de Finados

2 NOV 2008Por 07h:22
     

Da redação

 

Mais do que uma questão cultural, a lembrança e a celebração da morte são tradições da Igreja Católica. Neste domingo, 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia de Finados. A data leva, todos os anos, fiéis a cemitérios e igrejas a fim de rezar e oferecer flores e velas a parentes e pessoas próximas que já faleceram.

 

?Esse é um dia para lembrarmos de pessoas que admiramos, que queremos bem, e que acreditamos terem ido para o céu depois de falecidos. Lembrar a morte é parte de muitas culturas, e cada uma faz seu ritual de um jeito?, afirma padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Flores e velas

 

O gesto de oferecer uma flor a alguém, segundo Haas, simboliza alegria, carinho e amor. ?É como se nesse dia quiséssemos entregar aos mortos que admiramos nosso amor, nosso carinho e lembrar os momentos de alegria que passamos ao lado dessa pessoa. A flor é o lado humano da expressão da saudade?, diz Haas.

 

O lado da fé, segundo o padre, é representado pela figura da vela. ?O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança?, afirma.

 

Com informações do G1

Leia Também