Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Aparência

Saiba como ter a pele linda em todas as idades

21 MAR 2011Por O Dia03h:00

A idade vai chegando e os sinais estão no rosto... Estavam! Segundo especialistas, é possível ter uma pele bonita e saudável dos 15 aos 80 anos. Mas para que a solução não se torne um grande problema é preciso saber a hora certa de fazer cada tratamento. Os dermatologistas fazem ainda um alerta: alguns hábitos, como não usar óculos de sol e fumar são vilões que, para a maioria dos mortais, passam despercebidos.

"O cuidado com o sol deve existir sempre. E não é só com o uso de protetor solar. A falta do óculos de sol faz com que as pessoas apertem os olhos e isso facilita a formação de rugas na lateral dos olhos, os chamados pés de galinha", diz Márcia Ramos e Silva, chefe do serviço de dermatologia do Hospital do Fundão. "A pessoa precisa se policiar. Outro hábito ruim é franzir a testa porque facilita as rugas horizontais".

Já os que fumam ficam, a longo prazo, com rugas verticais no lábio. "O cigarro envelhece a pele devido às substâncias inaladas. Além disso, o biquinho que a pessoa faz facilita o desenvolvimento das rugas que os pacientes geralmente chamam de código de barra", diz Márcia.

Segundo Leandra Metsavaht, da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cuidado com a pele deve começar na adolescência com a lavagem do rosto de manhã e antes de dormir e o uso de protetor solar.

"É importante que não haja queimaduras solares, aquelas que descascam a pele, até os 18 anos porque as células estão em crescimento e transformação. Aos 25, o crescimento celular reduz e é preciso usar antioxidantes tópicos, com vitamina C, chá verde, além de preparações com ureia, entre outros".

À medida que a idade chega, outros procedimentos, como botox, laser e peelings ajudam a manter uma boa pele.

Leia Também