Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

Efeito sanfona

Saiba como evitar o ganho de peso após fazer regime

25 JAN 2011Por r701h:40

Não basta força de vontade para perder os quilos que incomodam. É preciso igual empenho para manter a conquista depois de um regime e uma rotina puxada na academia. Segundo especialistas em nutrição e medicina, a dieta tem de servir para mudar a forma de pensar na alimentação.

A endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do núcleo de obesidade e transtorno alimentar do Hospital Sírio Libanês, explica que os hábitos durante a dieta devem ser mantidos, como não comer fora de hora.

- Se a pessoa voltar a alimentar-se como antes, vai engordar. Mas é claro que ela terá um descanso, como a permissão de consumir um chocolate eventualmente.

A importância de manter a silhueta e evitar o efeito sanfona, expressão usada quando uma pessoa engorda e emagrece sucessivamente, vai além da preocupação estética.

O médico Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), acrescenta que instabilidade no peso prejudica o organismo.

- O efeito sanfona provoca um choque metabólico. E mudanças hormonais que fazem mal à saúde. E quanto mais o peso variar, pior será para o organismo.

Outra dica é fugir de dietas muito restritivas, que podem até ajudar na perda rápida de peso, mas que são impossíveis de manter. 

Para a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), quem emagrece com dietas malucas pode vir a ganhar mais peso do que tinha.

-  Ninguém aguenta tomar só sopa a vida inteira, por exemplo. O emagrecimento não acontece de forma saudável, pois há a perda de musculatura. E, quando essa pessoa voltar a comer, fatalmente vai engordar.

A especialista lembra ainda que é preciso seguir as orientações de um profissional e nunca abusar de alimentos diet e light.

- As quantidades de gorduras e calorias desses alimentos nem sempre são vantajosas. Enganam muito.

Leia Também