Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Saiba como evitar as moscas, inimigas número 1 do churrasco

2 JAN 2014Por terra02h:00

Não é por acaso que a expressão “andar com as moscas” é usada para se referir a pessoas irrequietas. Esses insetos estão entre os que mais incomodam uma roda de conversa, um almoço e um churrasco. E o pior é que, mais que atrapalhar um bate-papo ou uma refeição, podem transmitir doenças como diarreias, infecções e bicheiros.

As moscas são atraídas para o churrasco pelo mesmo chamariz que nos faz ter inveja da casa vizinha de onde vem a fumaça no final da manhã de domingo: o cheiro de carne assada. Embora o odor predileto delas seja o de comida em decomposição – e aí é que está o perigo. Como circulam por ambientes sujos e pelo lixo, ao pousar em algo que vamos comer podem transmitir doenças.

Para mantê-las longe de casa, “o ideal é manter os alimentos guardados em recipientes com tampa ou cobertos”, recomenda o professor Carlos Lamas, etnólogo do Museu de Zoologia da USP. “Além disso, evite deixar restos de alimento espalhados, assim como fezes de animais ou qualquer outro vestígio de lixo”,

Existem diversas espécies na natureza. As que mais comumente invadem as residências são as domésticas e as varejeiras. Estas demandam um cuidado extra: se pousam em ferimentos no corpo, podem colocar ovos no local, formando o chamado bicheiro.

Para combatê-las, uma forma eficiente é armadilha de luz negra. “É um tipo de caixa, com uma lâmpada dentro, que atrai os insetos. Como as paredes internas da armadilha contam com uma cola, as moscas acabam ficando presas”, explica.

De qualquer modo, é fundamental manter a casa sempre limpa. Um pano molhado com vinagre branco nos batentes de portas e janelas, ou na área da casa onde se costuma fazer churrasco, ajuda a manter esse incômodo distante.

Plantas aromáticas, como hortelã, arruda, cânfora e citronela, também têm um efeito repelente contra as moscas, e podem ser espalhadas pelos acessos da casa. “Mas o cheiro de lixo é muito mais intenso do que dessas ervas, e elas não serão eficazes caso exista sujeira na casa”, ressalta Lamas.

Leia Também