sábado, 21 de julho de 2018

Dicas

Saiba como dar presentes de Natal sem gastar muito

23 DEZ 2010Por Terra16h:45

Apesar de ser um costume bem brasileiro, deixar para comprar os presentes de Natal em cima da hora requer cuidados para as contas não saírem do controle. Lojas cheias, tumulto, calor, engarrafamentos e até falta de produtos também são problemas enfrentados por quem vai sair para consumir nesta última semana. Para tornar a jornada menos estressante, você pode seguir algumas dicas:

Faça uma lista do que você precisa comprar. Trabalhe com faixas de preços. Veja o quanto você acha que vai gastar com cada item. É melhor sair de casa já organizado".

Quem sair perto do dia 24 ainda pode encontrar boas promoções nas lojas. Segundo o especialista, alguns produtos que foram apostas de vendas dos lojistas e não deram resultados entram em queima de estoque nos dias perto do Natal. É a oportunidade de comprar presentes por preços menores.


Amigo secreto

Uma forma de economizar e não se estressar é fazer um amigo oculto. "Todo mundo entra, todo mundo festeja e você não compra vários presentes. Só um", diz o especialista Marco Quintarelli, consultor de varejo. Além disso, sair para comprar só um presente já definido diminui bastante o cansaço de rodar as lojas escolhendo. "É bom porque evita desgaste, loja cheia, correria", comenta ele.


Merecimento
Dê prioridades às pessoas. Defina o quanto você pode gastar com cada uma. "Tem gente que você não pode deixar de presentear. Gaste mais com essas. Se puder, dê apenas lembranças para as outras. Coisas mais básicas só para dizer que não esqueceu", aconselha o especialista.

Erros
Para Quintarelli, não ter uma lista do que comprar é um erro. "Faça uma lista e pesquise os preços na Internet. Assim, você pode ter uma noção do quanto vai gastar". Outro erro, segundo o consultor, é variar os locais de compra. "Tente ir a um só shopping ou um só centro de comércio popular", aconselha. É garantia de menos dor de cabeça.
 

Leia Também