Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 14 de dezembro de 2018

EUROPA

Safra europeia de grãos subirá 2,4%

30 MAR 2011Por da redação02h:00

Em um momento de demanda maior e alta de preços das commodities, a Europa vai conseguir elevar a produção de grãos.

O aumento, no entanto, não está sendo muito comemorado porque as preocupações dos europeus recaem sobre a produtividade, ainda considerada baixa.

A safra agrícola da União Europeia, incluindo 27 países, deve atingir 282,1 milhões de toneladas no período 2011/12, volume que, se confirmado, superará em 2,4% o da safra anterior.

É o que mostram estatísticas da Copa e da Cogeca, entidades que representam os produtores agrícolas e as cooperativas da região.

A área a ser semeada fica estável em relação à anterior: 56,4 milhões de hectares. Já a produtividade cresce apenas 2,2%, atingindo cinco toneladas por hectare.

Grande parte do aumento de safra na Europa vai ocorrer devido ao milho, segundo a Cogeca. A área deve subir para 8,6 milhões de hectares, 7,5% mais do que na anterior, elevando a safra para 59,1 milhões de toneladas.

O problema dos produtores de milho, no entanto, será a produtividade, que deverá recuar 0,6%.

O trigo segue tendência inversa. Haverá redução de área para 25,6 milhões de hectares, mas a produtividade aumenta. A safra total vai a 138 milhões de toneladas.

A produção de oleaginosas sobe para 29 milhões de toneladas, 4,4% mais do que na anterior, aponta a Cogeca. O maior aumento ocorre com a soja: 18% mais, mas apenas 1,4 milhão de toneladas.

Safra maior e preços elevados não aliviam a situação dos produtores europeus, que reclamam que os custos estão elevados na região.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também