Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Plástico

Sacolas voltam a ser usadas por 90%

20 JAN 14 - 09h:15band


De acordo com um levantamento do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, 90% dos consumidores voltaram a usar as sacolinhas comuns após o fim da polêmica sobre a proibição. Em 2012, as sacolas de plástico deixaram de ser distribuídas gratuitamente por duas vezes pelos supermercados.

A discussão sobre a utilização das sacolinhas de plástico começou em janeiro de 2012, quando os supermercados de São Paulo deixaram de distribuir gratuitamente. Como opção, os estabelecimentos passaram a fornecer caixas de papelão e a vender sacolas biodegradáveis ou de plástico mais resistente por R$ 0,20.

Cinco meses depois, o Ministério Público derrubou o fim de sacolinhas plásticas e os estabelecimentos tiveram de voltar a distribuí-las em cumprimento ao Código de Defesa do Consumidor.

No entanto, no dia 8 de agosto, o Tribunal de Justiça aceitou o recurso de uma rede de supermercados e cassou a liminar, obtida no fim de junho pela associação civil SOS Consumidor, que obrigava a distribuição gratuita.

Mas, após idas e vindas, a Associação Paulistas de Supermercados resolveu voltar a distribuir as sacolas plásticas, desta vez com mensagens de conscientização sobre o problema do plástico para o meio ambiente.

No final, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça entenderam que apenas o consumidor estava arcando com o ônus ao pagar até 60 centavos por sacola.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele
SKINCARE

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele

SAÚDE

Alerta: Doenças graves sob risco de pandemias globais

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu
INFORME PUBLICITÁRIO

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião