Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Rosinha Garotinho obtém vitória em Campos (RJ)

26 OUT 2008Por 22h:10
     

        Da redação

        Em uma disputa repleta de ações judiciais, a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB), 45, venceu as eleições para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, norte do Estado Rio de Janeiro. Com 100% das urnas apuradas, ela obtém 54,47% dos votos válidos, contra 45,53% do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), e assume pela primeira vez a prefeitura da cidade que é reduto eleitoral de seu marido, Anthony Garotinho (PMDB).

        Rosinha já havia sido declarada eleita no primeiro turno, ao receber o equivalente a 78,9% dos votos válidos, como parte de um imbróglio judicial envolvendo seu oponente --os votos de Vianna foram anulados, em razão de sua candidatura estar impugnada pela Justiça Eleitoral.

        Entretanto, por autorização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o segundo turno foi realizado na cidade, até que o processo contra Vianna tramite completamente. Caso vencesse, o candidato do PDT poderia não assumir, dependendo do resultado judicial.

        O registro de Vianna havia sido negado pelo juiz eleitoral e a decisão foi confirmada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) porque as contas referentes ao período em que foi prefeito da cidade foram rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

        Rosinha tem uma trajetória política que se mistura com a de seu marido e ex-governador do Rio, Anthony Garotinho. Radialista, ela começou sua carreira política em 2000, ao assumir a Secretaria de Estado de Ação Social e Cidadania, durante a gestão de seu marido. Dois anos depois, se tornou a primeira governadora eleita no Estado, ao vencer a eleição no primeiro turno. Rosinha decidiu não concorrer à reeleição. (informações da Folha)

Leia Também