Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Robô faz 1º mergulho em busca das caixas-pretas do avião AF 447

26 ABR 2011Por ig20h:00

O robô Remora 6000, que tentará localizar as caixas-pretas do avião AF 447 da Air France, realizou sua primeira missão de mergulho nesta terça-feira, segundo o Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês). O BEA apura as causas do acidente que matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009, quando uma pane fez com que o Airbus caísse no Oceano Atlântico. Segundo a organização, a prioridade desta quinta fase das buscas é localizar as caixas-pretas do avião.

O navio francês Ile de Sein, que havia saído na sexta-feira do porto de Dacar, no Senegal, chegou à área de buscas nesta terça-feira. Segundo o BEA, dois grupos de trabalho foram formados. Um deles continua analisando as 15 mil fotos dos destroços tiradas por outros robôs na fase anterior das buscas, sobretudo as da parte traseira do Airbus, onde se situam as caixas-pretas do avião.

O segundo grupo estuda os procedimentos ligados à recuperação das duas caixas-pretas, dos calculadores de voo e de outras peças do avião consideradas úteis para as investigações, como os motores e as asas.

Partes da fuselagem da aeronave, juntamente com corpos de passageiros, foram encontradas no início do mês de abril.

Leia Também