quinta, 19 de julho de 2018

Transporte

RJ inicia implantação de ônibus monitorado para a Copa de 2014

19 FEV 2011Por Agência O Dia12h:05

Começou a funcionar às 7h deste sábado o corredor exclusivo de ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio. Esse é o primeiro de 22 corredores que serão implantados até a Copa de 2014. Os motoristas devem ficar atentos. Em todos os 17 cruzamentos da via haverá radares para multar quem insistir em trafegar na área destinada a coletivos, transporte escolar e táxis adaptados a portadores de necessidades especiais. O desrespeito será considerado infração leve, com perda de três pontos na carteira e R$ 53,20 de multa. Um efetivo de 70 guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará espalhado pela via para coibir irregularidades.

Já os passageiros devem prestar atenção às indicações de ônibus BRS (de transporte rápido), que estarão na frente dos carros, perto do limpador de parabrisa, junto com um número - 1, 2 ou 3 -, correspondente aos pontos da avenida em que o veículo vai parar. Das 65 linhas que vão passar pela via, 21 tiveram o número referente ao itinerário alterado. O corredor de Copacabana terá duas de suas quatro faixas dedicadas ao transporte público. As linhas de ônibus do bairro serão divididas em três grupos, com 15 pontos de parada distribuídos pela avenida, priorizando o acesso ao metrô e a pontos de interesse.

Barata Ribeiro
Em março, o sistema será expandido para as ruas Barata Ribeiro e Raul Pompeia, no mesmo molde. Com a redução da rota feita pelos ônibus no bairro, haverá o aumento da velocidade do fluxo. Na prática, isso significa que um veículo passará de 13 km/h nos horários de pico para 24 km/h. A expectativa é de que o passageiro possa cruzar Copacabana em um tempo até 40% menor.

A partir de hoje, começam a ser distribuídos 2 milhões de folhetos informativos bilíngues em Copacabana e em grandes terminais de onde partem as linhas para o bairro.
 

Leia Também