Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MINISTÉRIO

Rivais apoiam indicação de Tereza Cristina

15 FEV 14 - 00h:00DA REDAÇÃO

A indicação da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para o cargo de ministra da Agricultura, cresceu nos últimos dias. A indicação tem o apoio de até rivais políticos no estado. A reportagem está na edição de hoje (15) do jornal Correio do Estado.

Esta disputa não é fácil. Tereza Cristina, além de ser do PSB – partido que vai ter Eduardo Campo como candidato a presidente tendo Dilma Rousseff como adversária –, ainda tem pela frente a bancada do PMDB de Minas Gerais, que pleiteia o cargo, ocupado até agora pelo mineiro Antonio Andrade, deputado federal, e o governador e bancada federal de Mato Grosso.

No caso de Minas, o nome cogitado para o cargo é o de Silas Brasileiro, que já foi Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e é produtor rural. Pelo Mato Grosso a indicação é o deputado federal Neri Gueller, que a pouco tempo migrou do PP para o PMDB. Ele tem apoio de lideranças políticas de Mato Grosso. Geller foi o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Embora o PMDB destes dois estados usem a pressão política para conseguir a pasta, Tereza Cristina conta com o apoio de entidades do setor agrícola, entre suas apoiadoras está a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e também do governador André Puccinelli (PMDB), que a considera eficiente na pasta que comanda. Esses dois apoios contam muito uma vez que a presidente Dilma Rousseff cogita indicar para o ministério uma pessoa técnica, que tenha experiência no setor agropecuário.

De acordo com o deputado federal Vander Loubet, do PT, que é de um grupo político rival ao PMDB no Estado, Tereza Cristina é “um grande quadro, uma pessoa muita capacitada para o cargo”, enfatizando que apoia a indicação.

Segundo o senador Waldemir Moka (PMDB) - que chegou a ser convidado a ser Ministro da Agricultura no início deste ano, mas que optou por não aceitar uma vez que na eleição passada fez campanha para José Serra - “se houver a possibilidade da Tereza Cristina ser ministra da Agricultura tem meu total apoio e tenho trabalhado para isso” A reportagem é do correspondente do Correio do Estado em Brasília, Clodoaldo Silva.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Capital já teve instalação de 67 semáforos e 60 sustituídos
CAMPO GRANDE

Capital já teve instalação de 67 semáforos e 60 sustituídos

Quatro são baleados após briga por banheiro em conveniência
CAMPO GRANDE

Quatro são baleados após briga por banheiro em conveniência

Governo assina acordo com Caixa para obras de esgoto em 16 municípios
SANEAMENTO BÁSICO

Governo assina acordo com Caixa para obras de esgoto em 16 municípios

Indústrias vão gerar mais 700 novos empregos no Estado
ESFORÇOS

Indústrias vão gerar mais 700 novos empregos no Estado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião