Terça, 20 de Fevereiro de 2018

SAÚDE

Risco de dengue deixa 14 capitais em alerta e 24 municípios podem registrar surto

6 DEZ 2010Por FOLHA ONLINE15h:51

Duas capitais --Rio Branco (AC), Porto Velho (RO)-- e outras 22 cidades brasileiras estão sob o risco de surto de dengue, de acordo com avaliação nacional divulgada nesta segunda-feira sobre infestação por larvas do mosquito transmissor da dengue --Aedes aegypti. O estudo mostra também que outras 14 capitais estão em estado de alerta para a doença.

A pesquisa foi realizada em 370 municípios e o risco de surto foi emitido para 24 cidades onde foram encontradas larvas do mosquito da dengue em mais de 4% das residências visitadas.

Segundo o LIRAa (Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), a situação de alerta foi emitida para outras 154 cidades, com índice de infestação entre 1% e 3,9%. Nessa situação estão as capitais Salvador, Cuiabá, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Belém, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza, Vitória, Natal.

Outras 192 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências pesquisadas.

Leia Também