Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CHEIA

Rio Paraguai subirá até 5 metros nos
próximos dias

12 MAR 14 - 00h:00DA REDAÇÃO

Com as frequentes e intensas chuvas dos últimos dias nas nascentes da Bacia do Paraguai, na região acima de Cáceres (MT), a Marinha já registrou a maior alta do nível do rio Paraguai, nos últimos 4 anos, na localidade, que alcançou os 5,80 metros, segundo reportagem na edição de hoje (12) do jornal Correio do Estado.

A Embrapa Pantanal, em Corumbá, informou que esta cheia do rio em sua cabeceira vai contribuir para a inundação da porção centro do Pantanal sul-mato-grossense neste ano, e até o momento, o que a instituição confirma, é que o nível do Rio Paraguai por essas bandas pode subir de 4 a 5 metros e atingir as localidades próximas, mas este ainda não é um alerta de inundação.

“Estamos no último mês da temporada de chuvas, que começou em outubro, e pelo trabalho de monitoramento, acompanhamento e estudo que temos feito, a partir de informações hidrológicas, e de nível de rios, fornecidas pela Marinha e pelo CPRM – Serviço Geológico do Brasil, o que nós já sabemos é que essa chuva vai inundar o Pantanal, o que ainda não podemos afirmar é quanto em volume de chuvas e quando exatamente isso vai ocorrer. A informação é mais precisa quanto mais perto do nível máximo estivermos”, explica o pesquisador da Embrapa, Doutor em Ciência, na área de Modelagem Ambiental, pela USP de Piracicaba-SP, Carlos Roberto Padovani.

O pesquisadorq prefere não arriscar palpites, mas sim se basear em dados do satélite da Nasa, que está em Missão de Medições das Chuvas Tropicais (Tropical Rainfall Measuring Mission, TRMM), a primeira dedicada a medir (quantificar) as chuvas tropicais e sub-tropicais em volta do Planeta Terra. A reportagem é de Ana Carolina Monteiro.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Fortaleza critica Palmeiras e suspende venda de ingressos
BRASILEIRÃO

Fortaleza critica Palmeiras e suspende venda de ingressos

Confira o seu astral para esta sexta-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta sexta-feira

CONVIDADO PARA PALESTRAR

Bretas barra viagem de Temer a Oxford

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta sexta-feira: "Normas para todos"

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião