Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Rio ganha centro de operações para monitorar problemas da cidade

28 DEZ 2010Por Agencia Brasil00h:57

Os cariocas ganharam  nesta segunda-feira (27) mais um instrumento para evitar que a cidade seja surpreendida por problemas causados pelos temporais, falta de luz e de água, acidentes de trânsito e deslizamentos. O Centro de Operações do Rio, instalado na Cidade Nova, vai monitorar a capital fluminense durante 24 horas e reunirá dados, de forma integrada, de 30 órgãos municipais e de concessionárias.

Cerca de 400 profissionais trabalharão no local, que já conta com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio) e das concessionárias que administram os trens e o metrô (Supervia e MetrôRio) sobre a situação do trânsito na cidade e o funcionamento dos trens e metrô. Além disso, haverá um monitoramento do nível de água dos rios, imagens dos ônibus que circulam pela cidade, alertas sobre a falta de energia elétrica e problemas com a distribuição de água.

Para um melhor monitoramento dos temporais, está prevista para junho de 2011 a implantação do inédito sistema de Previsão de Meteorologia de Alta Resolução (Pmar), que poderá prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência.

De acordo com a prefeitura, R$ 10 milhões foram investidos no projeto, que contou também com dinheiro da iniciativa privada.

Leia Também