segunda, 23 de julho de 2018

AQUÁRIO DO PANTANAL

Responsável pela obra será conhecida hoje

16 NOV 2010Por ANahi Zurutuza00h:00

Será conhecida hoje a empresa que executará a obra do Aquário do Pantanal. Às 9h30min, na sede da Agência Estadual e Gestão de Empreendimentos (Agesul), serão abertas as propostas da empreiteiras interessadas em construir o Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira e Aquário. Conforme já havia adiantado o secretário de Estado de Meio Ambiente do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros, pelo menos, dez construtoras participaram da concorrência pública.

O Aquário do Pantanal abrigará espécies nativas do Pantanal e, além de funcionar como atrativo turístico, terá espaço para o desenvolvimento de pesquisas científicas e reabilitação de animais silvestres da fauna sul-mato-grossense. A estrutura, projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake, ocupará área de 18,6 mil metros quadrados no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e está orçado em R$ 60 milhões.

Visitação
O empreendimento deve receber, por ano, a visita de pelo menos 150 mil pessoas, conforme prevê o secretário de Meio Ambiente. O prédio, com entrada pela Avenida Afonso Pena, terá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete e biblioteca.

Serão 20 tanques de cotemplação. Em 16 deles estarão peixes, anfíbios, répteis e plantas aquáticas típicas do Pantanal, da região de Bonito, da Amazônia e do Rio Paraná. Nos outros quatro ambientes, que vão ser ao ar livre, jacarés, ariranhas e lontras serão expostas. Cada pessoa deve levar, no mínimo, 40 minutos para percorrer as dependências do aquário. A entrada para visitantes será cobrada, mas para pesquisadores o acesso será gratuito.

A previsão é de que a obra comece ainda este ano. O aquário, segundo Negreiros, deve levar, no mínimo, 12 meses para ser construído.

Leia Também