Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Responsáveis pelo Tor desenvolvem ferramenta de chat anônimo

2 MAR 14 - 03h:00exame

A Tor Foundation, responsável pelo protocolo de navegação anônima Tor, está trabalhando em um sistema próprio de mensagens instantâneas. Segundo o site ArsTechnica, o projeto será parecido com o pacote Browser Bundle distribuído pela fundação, e trará o software InstantBird IM e uma ferramenta para conectá-lo à rede Tor.

Batizada de Tor Instant Message Bundle (TIMB), a ideia está em planejamento desde julho do ano passado, quando o escândalo de espionagem norte-americana explodiu. Na ocasião, o já citado Tor Browser Bundle se mostrou uma boa alternativa para proteger a navegação do monitoramento da NSA – e o sistema de mensagens pode assumir um papel similar.

A iniciativa, segundo a própria página, é financiada por um patrocinador anônimo, identificado apenas como “Sponsor O”, e começou conhecida como Attentive Otter – algo como “lontra atenta”. Ela deverá forçar o tráfego de mensagens a passar pela rede anônima da fundação, de acordo com o ArsTechnica, e funcionará praticamente como o InstantBird que serve de base para o sistema. O programa, aliás, foi escolhido no lugar do Pidgin, outra alternativa de mensageiro código aberto, aparentemente menos preocupada com segurança.

Seguindo o cronograma do projeto, a primeira versão de testes do TIMB será lançada no final de março deste ano. No entanto, ela não trará suporte ao OTR (Off-The-Record), protocolo criptográfico voltado especialmente para mensagens, responsável por encriptar mais fortemente o tráfego. Mas isso não significa que o chat será inseguro – a proteção só não será tão forte, já que não haverá troca de assinaturas digitais para verificar identidades.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

RIO DE JANEIRO

Sobe para 14 número de mortos após o incêndio no Hospital Badim

Agehab dá desconto <br> a 11 mil inadimplentes
DE ATÉ 100%

Agehab dá desconto
a 11 mil inadimplentes

Maníaco sexual já fez<br> seis vítimas, diz polícia
ESTUPRADOR EM SÉRIE

Maníaco sexual já fez seis vítimas, diz polícia

BRASIL

Ministério da Agricultura publica registro de 63 defensivos agrícolas

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião