Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

João Paulo Cunha

Renúncia de deputado deve ser lida hoje

10 FEV 14 - 10h:54g1

A carta de renúncia de João Paulo Cunha ao mandato de deputado federal deve ser lida nesta segunda-feira (10) na Câmara. De acordo com a Secretaria-Geral da Casa, a sessão no plenário está prevista para começar às 14h. Cunha, que está preso desde a última semana após condenação no processo do mensalão, apresentou a carta de renúncia na sexta (7). A leitura da carta em plenário e a publicação da renúncia no "Diário Oficial da Câmara" são as últimas etapas para a perda do mandato se tornar oficial.

Com a renúncia,  serão cortados o salário e verbas as verbas de gabinete; funcionários do gabinete também serão dispensados após a leitura da carta no plenário. A entrega do apartamento funcional que João Paulo Cunha ocupava em Brasília deve ocorrer em até 30 dias.

Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado. Atualmente, ele cumpre pena de 6 anos e 4 meses no regime semiaberto, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de três anos.

Desde a condenação, João Paulo manifestava a intenção de manter o mandato e, mesmo após a prisão, enfrentar um processo de cassação na Câmara. Segundo o Blog do Camarotti, a decisão de renunciar se deu por pressão do próprio PT, que temia o desgaste de se posicionar a favor do companheiro condenado numa votação aberta no plenário.

Em dos trechos de sua carta de renúncia, o petista cita o escritor e jornalista cubano Leonardo Padura que diz "...pois a dor e a miséria figuram entre aquelas poucas coisas que, quando repartidas, tornam-se sempre maiores".

No lugar de João Paulo, assumirá vaga efetiva na Câmara Iara Bernardi (PT-SP), que atualmente é deputada federal, mas suplente. A vaga dela, por sua vez, ficará com Gustavo Petta (PCdoB-SP), atualmente vereador da Câmara Municipal de Campinas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Teste da nova BMW R 1250 GS Adventure
CORREIO VEÍCULOS

Teste da nova BMW R 1250 GS Adventure

Felpuda

NOVO SISTEMA

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

PRODUÇÃO REDUZIDA

Após drones, preços de combustíveis podem aumentar no mundo

Petrolífera saudita Aramco disse que produção cairá 50%

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião