Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Nações Indígenas

Reformado, parque fica aberto até mais tarde

18 SET 2010Por 07h:04

MICHELLE ROSSI

O Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, terá seu horário de fechamento estendido, de 20h para 22h, depois que a reforma no local for concluída, no prazo de dois meses. Desde junho deste ano, o parque passa por obras — entre elas, no sistema de iluminação o que representará mais de 50% de economia na conta de luz.
Todos os postes de luz estão sendo trocados: os antigos, do modelo estrela, utilizam dez lâmpadas – cada uma com 250 watts, e os atuais, luminárias com quatro lâmpadas do tipo branco vapor metálico. “Vamos retirar 1,5 mil watts por poste, o que vai significar uma economia gigantesca de energia elétrica, sem perda de luminância por conta do tipo de material das novas lâmpadas”, disse Hildo Oliveira Mariano, gerente de Projetos de Energia da Secretaria de Obras do Estado.  
A iluminação no entorno do lago também será especial, com a retirada dos refletores atuais e a colocação de novos dispositivos da cor verde, que também representa economia de energia. “No novo projeto de iluminação os postes também serão posicionados estrategicamente para que a luz seja aproveitada com melhor eficácia”, descreve o gerente.
A nova iluminação já está sendo usada. “Depois do fechamento do parque, às 22h, metade das luzes serão apagadas, sem prejuízo à iluminação do local. A medida serve ainda para protegermos a fauna que habita o parque e até então tinha de conviver com as luzes acesas durante toda a noite”, cita.

Novos portais
Dois novos acessos também estão sendo construídos. Um deles vai substituir a última entrada do parque no fim da Avenida Afonso Pena e agora será transferido para dentro do parque nos limites com o Prosa. Outra entrada na Rua Ivan Fernandes Pereira (que liga a Afonso Pena à Via Parque) foi criada e atende uma demanda da população que utiliza o local para fazer caminhadas.
Ambas serão ativadas quando forem concluídas as reformas dos outros sete portais, a troca da iluminação e ainda o recapeamento dos 4,1 quilômetros de vias asfaltadas dentro do local. O investimento do governo do Estado é de mais de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,2 milhão somente para a nova iluminação.

Leia Também