Terça, 20 de Fevereiro de 2018

EDUCACENSO

Rede Estadual tem 281,9 mil alunos

14 JAN 2011Por DA REDAÇÃO15h:45


Dados oficiais do Educacenso 2010, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), registraram 281.939 alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino e 362 escolas estaduais.

Os números trazem alunos matriculados na Rede Estadual urbana e rural. Na Rede Estadual urbana, foram matriculados 260.942 alunos e na estadual rural, 14.552. Em Campo Grande, foram registradas 64.539 matrículas na Rede Estadual de Ensino em 2010. Na Rede Municipal, contabilizando todos os municípios de Mato Grosso do Sul, foram matriculados 314.391 alunos e nas escolas privadas, 79.403.

Na educação especial, o Educacenso 2010 registrou, na Rede Estadual de Ensino, 4.327 alunos matriculados. Os resultados referem-se à matrícula inicial na Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos presencial Fundamental e Médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional) das Redes Estaduais e Municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino.

O Censo Escolar 2010 aponta que o Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica pública e privada – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio, educação profissional, especial e de jovens e adultos. Dos 51,5 milhões, 43,9 milhões estudam nas redes públicas (85,4%) e 7,5 milhões em escolas particulares (14,6%).

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticoeducacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Leia Também