Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SEGURANÇA

Recibo do IR terá duas páginas neste ano

28 FEV 11 - 16h:35AGÊNCIA BRASIL

O recibo de entrega do Imposto de Renda virá com duas páginas neste ano, afirma o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

“O recibo virá com duas páginas. Na primeira delas estarão as informações básicas e na outra constarão as informações mais detalhadas, com o número do recibo”, afirma. O objetivo, de acordo com Adir, é trazer mais segurança aos contribuintes.

De maneira geral, os contribuintes precisam entregar uma cópia da declaração para comprovar renda em instituições financeiras, por exemplo, quando contratam crédito. Contudo, o número dos recibos dos dois últimos anos pode gerar um código e senha que dão acesso aos dados do contribuinte.

Para impedir quaisquer problemas, agora, a pessoa pode entregar às instituições que pedirem, a via sem as informações detalhadas de sua declaração. “É para dar mais segurança ao contribuinte”, reforça Adir.

Na segunda via detalhada, também constarão informações sobre possíveis débitos que o contribuinte tenha com o Fisco. O que não terá na primeira parte do recibo.

Novidades
Dentre as novidades apresentadas nesta segunda-feira (28) pelo supervisor está a possibilidade de os contribuintes informarem, no programa de declaração, o valor destinado ao corretor de imóveis responsável pela administração dos imóveis alugados que estão no nome da pessoa.

Adir também confirmou que casais homossexuais poderão fazer a declaração em conjunto. A estabilidade da união será comprovada da mesma forma que se comprava a união estável de casais heterossexuais. “É a mesma coisa, tem que fazer a declaração em cartório”, afirma. “Mas isso só será exigido caso eles caiam na malha fina”, esclarece.

Neste ano, também é possível declarar a saída definitiva do País na declaração.

De olho no calendário
O prazo para fazer a declaração começa na terça-feira (1) e vai até o dia 29 de abril. Para este ano, estão sendo esperadas cerca de 24 milhões de declarações. E neste ano apenas serão aceitas declarações entregues nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, em disquete, e as feitas via internet. Os formulários de papel foram extintos.
 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”

Em busca do sonhado sim, casais vão ao altar neste sábado na igreja Perpétuo Socorro
CASAMENTO COMUNITÁRIO

Em busca do sonhado sim, casais vão ao altar neste sábado

Inmet alerta para onda de calor e chuva em algumas regiões de MS
TEMPO

Inmet alerta para onda
de calor em MS

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade
TURISMO

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião