Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

LÍBIA

Rebeldes reconquistam a cidade petrolífera de Ras Lanuf

27 MAR 2011Por Da Redação09h:04

As forças rebeldes líbias reconquistaram neste domingo o controle sobre Ras Lanuf, cidade petrolífera considerada estratégica para o avanço até a capital, Trípoli, assim como a localidade de Ben Jawad, segundo informações da agência de notícias France Presse.

Agora, seguem rumo a Sirte, cidade natal do ditador Muammar Gaddafi. Ontem, conseguiram o controle de Ajdabiyah, no leste da Líbia, depois de um bombardeio realizado por aviões franceses e britânicos sobre os tanques e as tropas de artilharia leais ao ditador.

Horas após recuperar o controle sobre Ajdabiyah, perdido na semana passada durante avanço do Exército, insurgentes também recuperaram Brega. Os avanços dos últimos dois dias abrem caminho para a continuação da contraofensiva rebelde em direção à capital.

Os rebeldes recuperaram a iniciativa militar, com o apoio da aviação internacional que abriu caminho com seus bombardeios, e ultrapassaram a localidade de Aguila, entre os pontos portuários de Ras Lanuf e Brega, segundo a rede de TV Al Jazeera.

Sem provisões, dominados pela aviação da coalizão internacional desdobrada para impor a zona de exclusão aérea, as brigadas de Gaddafi não abandonaram a luta, mas deixaram suas posições.

Leia Também