Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ANEEL

Reajuste de energia em MS será definido hoje

Reajuste de energia em MS será definido hoje
05/04/2011 00:01 - ROSANA SIQUEIRA


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá definir em reunião hoje, às 10 horas, em Brasília, se concederá os 17,56% de reajuste de energia elétrica, solicitado pela Enersul para mais de 800 mil clientes no Estado. O novo valor deverá ser cobrado a partir do dia 8, sexta-feira. O reajuste é o segundo item da pauta da reunião. O diretor da Aneel Romeu Rufino é que dará o parecer final sobre o índice.

A distribuidora apresentou planilha pleiteando reajuste de 17,5% na tarifa de energia, maior índice entre as 10 distribuidoras de todo o país com revisão tarifária em abril.A AES (do Rio Grande do Sul) propôs 13,37% e a Cemat ( de Mato Grosso), 13,18%. Nos últimos dois anos embora a tarifa tenha sido corrigida em 14,43% (3,19% em 2010 e 10,90% ano passado) o valor pago pelo consumidor ficou congelado com a devolução de R$151,12 milhões sob a forma de desconto (em 36 parcelas) no valor da conta.

Em 2008 a agência reguladora determinou o ressarcimento deste valor porque foi cobrado indevidamente nos quatro anos anteriores, originado de um erro na revisão tarifária de 2003.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.