Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ENERGIA

Racionamento não será cogitado antes de abril, diz diretor do ONS

13 MAR 14 - 05h:00FOLHAPRESS

O diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, disse hoje que antes de terminar o período chuvoso, no fim de abril, não há possibilidade de se aplicar nenhuma medida de racionamento.

"Antes de abril não se toma nenhuma medida, porque a antecipação pode gerar um custo de arrependimento muito grande", disse. "Você incomoda o consumidor desnecessariamente com a redução de consumo, que também representa perda adicional para a distribuidora. A receita diminui."

A declaração do diretor veio pouco depois do Ministério de Minas e Energia divulgar uma nota em que considera o risco de desabastecimento no país como "baixo".

Em 13 de fevereiro, última vez que a pasta publicou nota sobre o assunto após reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), esse risco havia sido considerado como "baixíssimo".

"Preocupante"

Segundo Chipp, a situação atual é "preocupante, mas não chega a ser crítica". Ainda é possível chegar ao mês de abril dentro das perspectivas do governo, de atingir volume médio de 43% de abastecimento nos reservatórios.

Assim, sem precisar que chova acima da média no período seco, os reservatórios conseguiriam atingir o mês de novembro abastecidos de 30% a 40%, percentual considerado suficiente para atender os consumidores.

"Se pode chegar a um valor menor [que 43%] em abril, desde que se tenha uma hidrologia mais favorável de maio a novembro. Quanto mais baixo chegarem os reservatórios em abril, mais eu preciso de chuva no período seco."

Chipp explicou ainda que se for "complicado" atingir as metas de hidrologia, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) "tomará medidas", mas não disse quais seriam.

"Atravessamos desde o final de dezembro uma das piores hidrologias da história. É o terceiro pior bimestre, mas o prognóstico é melhor agora que no período anterior", disse.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Governador sanciona lei que abre renegociações de dívidas com Agehab
HABITAÇÃO

Governador sanciona lei que abre renegociações de dívidas com Agehab

Capital já teve instalação de 67 semáforos e 60 sustituídos
CAMPO GRANDE

Capital já teve instalação de 67 semáforos e 60 sustituídos

Quatro são baleados após briga por banheiro em conveniência
CAMPO GRANDE

Quatro são baleados após briga por banheiro em conveniência

Governo assina acordo com Caixa para obras de esgoto em 16 municípios
SANEAMENTO BÁSICO

Governo assina acordo com Caixa para obras de esgoto em 16 municípios

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião