Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Racionamento de água já atinge várias regiões

12 FEV 14 - 11h:30band

Um levantamento realizado pela reportagem da BandNews FM mostra que a falta de chuvas já provoca racionamento no fornecimento de água em diferentes regiões do país. Em um país de dimensões continentais, e um calor acima do normal nestes trópicos, ter uma torneira jorrando água no verão se tornou artigo de luxo em praticamente todo o Brasil.

 

Em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, os níveis das represas estão abaixo do normal, e doze cidades já passam por um rodízio de água. A empresária Ângela Agliardi, por exemplo, está em uma das seis cidades paranaenses em que os moradores precisam escolher se lavam a roupa ou tomam banho. “Roupa, uma vez por semana eu lavo. Casa, eu limpo duas vezes por semana porque gasta pouca água. E eu acho que [o que gasta mais] é mais o banho, que é todo dia”, conta.

 

No Paraná, o consumo cresceu 12% neste ano por causa do calor, e o racionamento já atinge as cidades de Assis Chateabriand, Francisco Beltrão, Toledo, Guarapuava, Ponta Grossa e Prudentópolis.

 

Em Minas, o rodízio é realizado em Juiz de Fora e Oliveira. Já em São Paulo, o sistema Cantareira está com o nível mais baixo da história, com problemas no abastecimento das cidades de Guarulhos, Santo André, Diadema e São Caetano. Estes municípios sofrem, ainda, com vazamentos de água em vários locais.

 

O estado do Ceará também está com reservatórios abaixo do normal, com menos de 30% da capacidade. Mas, por lá, ainda não há racionamento. A situação é mais tranquila apenas em Brasília, onde o sistema opera normalmente.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas
APONTA PESQUISA

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas
INTERIOR

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS
DIZ MINISTRO

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS

Investigações contra agressor de Bolsonaro podem ser retomadas
PRESO EM CAMPO GRANDE

Agressor de Bolsonaro pode voltar a ser investigado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião