Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

Saúde

Quer comer menos e ficar satisfeito? Divida os alimentos

12 JUL 2012Por band00h:00

Você não consegue se controlar na hora de comer uma barra de chocolate e só para quando o doce acabou? A solução para o seu problema pode ser simples: parta a guloseima em pedaços.

Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, uma pesquisa da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas comem menos quando dividem os alimentos.

Durante o estudo foram analisados 300 voluntários, separados em dois grupos. Um deles recebeu um pão inteiro, enquanto ao outro foram dados quatro pedaços com a mesma porção. Após vinte minutos, foi oferecida aos participantes outra refeição. Ao final, aqueles que ganharam o pão dividido comeram menos.

O mecanismo que ativa o sinal de saciedade não está totalmente claro para os pesquisadores, mas uma explicação para o fato pode ser a de que o cérebro é “enganado” quando alguém come algo que foi dividido em várias partes . Assim, o órgão faria o corpo entender que uma quantidade maior do alimento foi consumida em pedaços do que se a mesma quantidade comida fosse oferecida em uma porção única.

Outro possível motivo para o resultado é que, ao consumirem alimentos cortados, as pessoas comem mais devagar, dando tempo para que o corpo entenda que está satisteito.

“Cortar alimentos muito calóricos em pedaços menores pode ser benéfico para pessoas que estão de dieta e que querem deixar suas refeições mais satisfatórias, ao mesmo tempo que mantêm o controle sobre a porção de comida”, explicou Devina Waheram, que conduziu o estudo da Universidade Estadual do Arizona. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também