Terça, 20 de Fevereiro de 2018

BOA FORMA

Queime calorias dançando

21 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO23h:24

As atividades aeróbicas ganharam mais um reforço nas academias. São as danças de salão que estão invadindo os espaços dos supinos e aparelhos.

Os ritmos brasileiros e caribenhos são os mais procurados pelos alunos. Forró, lambada, bailão sertanejo, samba de gafieira, e a última da vez é o chamamé, ritmo argentino bailado, muito atual devido  o forte influência Paraguaia e gauchesca no estado de MS outro ritmo de grande sucesso é o “sertanejo universitário”, difundido pelos cantores Luan Santana e Michel Teló.

A dança de salão traz diversos benefícios para a saúde. Já se sabe que as atividades físicas são indicadas para amenizar o stress, melhorar a circulação, perder peso e ter uma vida mais saudável. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é do poder da dança no combate à ansiedade e ao estresse.

Ivan Sousa, professor de educação física, dançarino, Fundador e presidente da Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão (Asdanças), explica que a prática da dança, além do benefício para a saúde, proporciona o enrijecimento dos músculos, promove qualidade de vida, combate o stress do dia-a-dia e ajuda no processo de sociabilização.

A atividade física deve ser completa e tem que oferecer flexibilidade, resistência e equilíbrio. A dança dispõe de todas estas qualidades, inspira o aspecto lúdico e ainda promove o relaxamento. “É importante evitar o sedentarismo e encontrar maneiras de colocar o corpo em movimento. Aula de dança, é uma excelente forma de se exercitar além de queimar calorias e melhorar a circulação sanguínea vai deixar você mais ágil e bem disposto”, afirma o professor.

O ideal é escolher uma atividade que combine com seu estilo de vida e acabe se tornando um prazer e não um sacrifício. Segundo o professor Ivan, “Ter amigos, conhecer pessoas, cultivar a auto-estima e a autoconfiança é o primeiro passo para o equilíbrio do seu bem estar físico e mental, uma pessoa ativa como você com certeza vai encontrar na dança um grande aliado do seu dia a dia”.

Leia Também